Cirurgias Oftalmológicas

Cirurgia de catarata (facoemulsificação):

Dr. Sérgio Evangelista - Cirurgia de Catarata em Mato Grosso
O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino com catarata. Atualmente, as técnicas estão mais modernas e seguras, garantindo uma recuperação extremamente rápida. O Hospital Candido Portinari utiliza a moderna técnica de facoemulsificação. Com esta técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão, aumentando a segurança do procedimento. O cristalino é, então, removido e substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata com a microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata.

Cirurgias oftalmológicas devem ser realizadas por oftalmologistas experientes e em um ambiente com infraestrutura que garanta eficiência e conforto.

O que é catarata?

O olho humano é semelhante a uma câmara de filmar. No segmento anterior, internamente, existe uma lente, o cristalino, com sua capacidade de focalização, e na parte posterior, uma película nervosa sensível, a retina, que funciona na captação de imagens. A retina transmite ao cérebro a imagem que, através do cristalino, é focalizada pelo olho. Para uma visão adequada é preciso que o cristalino seja transparente, para que os raios de luz possam entrar e serem captados pela retina. A catarata é o cristalino opacificado, que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão.

Pterígio

Dr. Sérgio Evangelista - Cirurgia do Pterígio

O pterigio é a formação de um tecido fibrovascular sobre a superfície dos olhos que costuma crescer sobre a córnea. Também conhecido popularmente como ‘carne crescida nos olhos’, ele era frequentemente confundido com a catarata.  Por algum motivo, esse tecido se espessa, fica mais vascularizado e cresce sobre a córnea, que é a parte transparente do nosso olho.
 
O principal sintoma do pterígio é avermelhidão do olho. Essa vermelhidão é principalmente no canto do olho. Além disso, também ocorre ardência, lacrimejamento, dificuldade em manter os olhos abertos na claridade (fotofobia) e sensação de areia nos olhos



Como é a cirurgia do pterígio ?
A cirurgia de remoção do pterígio é realizada em ambiente cirúrgico ambulatorial, sem necessidade de internação e com o uso de anestesia local. Dura em média 15 a 30 minutos, e a pessoa vai para casa no mesmo dia e com curativo no olho. Nos primeiros dias, o olho fica vermelho e irritado mas com o uso dos colírios vai voltando ao normal em alguns dias ou semanas.
A remoção cirúrgica do pterígio melhora não apenas os sintomas como também devolve a aparência normal dos olhos, já que o tecido excedente é retirado.
Dr. Sérgio Evangelista - Cirurgia Plástica no Mato Grosso

testimoniais...