Lipoaspiração

A lipoaspiração teve desenvolvimentos iniciais no ano de 1979, pôr um francês, e passados aproximadamente trinta anos de conhecimento da técnica, podemos concluir com muita segurança que se trata de procedimento que realmente veio para ficar no arsenal de opções de todo Cirurgião Plástico. 

Tecnicamente trata-se de uma retirada de gordura (lipectomia) com incisões mínimas. Antes do advento da lipoaspiração a única forma de se retirar gordura era através de cirurgias que deixavam grandes cicatrizes, com resultados estéticos negativos.

A técnica passou pôr algumas modificações neste período, por outro lado, foi muito estudada o que permitiu se conhecer todos os detalhes relacionados ao ato como, por exemplo, a retração que a pele sofre, alterações metabólicas, respostas imunológicas e cicatriciais, assim como foi necessário a busca por materiais adequados que proporcionassem um procedimento realmente seguro.

Vibrolipo: Temos aqui no Hospital Candido Portinari o aparelho de VIBROLIPOASPIRAÇÃO, o que torna a cirurgia de lipoaspiração mais segura. Tecnologia que tem como objetivo a retirada da gordura com menos sangramento, menos irregularidade nas áreas tratadas, menores chances de perfurações e diminuição do tempo de cirurgia.

Lipoaspiração é particularmente bem indicada em homens e mulheres que estão relativamente com o peso corporal normal, mas apresentam quantidades de gordura isolada que se mostram desproporcional com o corpo. Estes depósitos de gordura localizada muitas vezes não respondem a tratamentos conservadores nem a ginástica ou dieta. A lipoaspiração é freqüentemente a única forma de eliminá-la.

Embora seja possível indicar lipoaspiração para todas as idades, você irá obter os melhores resultados se sua pele tiver bastante elasticidade para se retrair posteriormente após a cirurgia.

Perguntas Frequentes

Sou uma boa candidata para lipoaspiração?
Você deverá ser uma boa candidata para lipoaspiração se você tem gordura localizada em excesso ou se você quer refinar o contorno em qualquer das áreas a seguir:
  • face, queixo e pescoço
  • braço, mamas axilas
  • dorso, abdome e cintura
  • quadril, nádegas, culotes e região interna das coxas
  • face interna dos joelhos, perna e tornozelos
Como é a consulta com o cirurgião plástico?

Por causa de fatores físicos individuais, nem todos terão resultados semelhantes após a cirurgia. Nós iremos esclarecê-la sobre aspectos específicos de sua pele e determinar o tratamento mais eficiente.

Durante a consulta todas suas expectativas serão analisadas e todas as dúvidas serão esclarecidas. Serão solicitados todos os exames pré-operatórios com finalidade de detectar qualquer alteração que possa impor riscos intra-operatório de ordem cirúrgica ou anestésica.

Com os resultados em mãos, de todos os exames solicitados previamente, inclusive o risco cirúrgico com laudo do médico cardiologista, deverão agora ser analisados pelo médico anestesista, sendo estipulados maiores detalhes sobre o plano anestésico.

O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico também dependem de sua sinceridade durante a consulta. 

Quais os limites de segurança da lipoaspiração?

Critérios de Segurança para uma lipoaspiração segura:
Volume de gordura retirada não ultrapassar 5% do peso corporal;
Tempo de cirurgia não ultrapassar 6 horas;
Manter a temperatura do paciente acima de 36º durante toda cirurgia;
Medidas para prevenção de Trombose Venosa Profunda;
Seguir todas as recomendações pré-operatórias que são passadas.
 

Como é realizada a lipoaspiração?

A cirurgia de lipoaspiração consiste na retirada de excessos de gordura com incisões mínimas. A princípio qualquer área pode ser submetida à técnica.

Atualmente existem vários equipamentos para retirada de gordura, variando de cânulas simples a equipamentos que derretem a gordura com o laser.

No Hospital Candido Portinari é utilizado a técnica tumescente que é a introdução de grande quantidade de fluído fisiológico juntamente com substâncias vasoconstritoras para facilitar a retirada da gordura e diminuir o sangramento; a gordura é retirada através de cânulas, especialmente desenhadas para este fim, acoplada a um aparelho de VIBROLIPOASPIRAÇÃO e aparelhos que criam vácuo.

Ressalta-se que independentemente do aparelho ou técnica de lipoaspiração o que importa é a experiência do cirurgião com a tecnologia.

Quais são os riscos?

Felizmente complicações devidas à lipoaspiração são infrequentes. Todos os anos milhares de pessoas se submetem a este procedimento com sucesso. Mesmo assim é importante salientar que as complicações, embora que infrequentes, podem existir.É importante salientar que equipe bem treinada é fundamental para o sucesso de qualquer cirurgia.

 Mas a decisão de se submeter à LIPOASPIRAÇÃO  é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Você deverá assinar o termo de consentimento informado para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações.

POSSÍVEIS RISCOS:     
Cicatrizes desfavoráveis,
Sangramento (hematoma),
Acúmulo de líquido (seroma),
Riscos anestésicos,
Má cicatrização,
Necrose da pele,
Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele,
Assimetria,
Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado,
Queimadura causada pelo ultrassom – técnica de lipoaspiração assistida por ultrassom,
Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões,
Dor, que pode perdurar,
Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exija sua remoção,
Infecção,
Perfuração de cavidade abdominal,
Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
 

Como me sentirei nos primeiros dias após a cirurgia?

Malha de compressão são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.

Ademais, um pequeno dreno será colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido.

É normal no primeiro dia pós-operatório sentir certa fraqueza ou mesmo tonturas devendo-se tomar cuidado para não se levantar sozinha subitamente. No segundo dia começam a aparecer algumas equimoses e edema, que vão aumentando gradativamente até o 5º dia, depois regridem lentamente até o 10º dia quando já deverão ser retirados os pontos.
 

Quando devo começar a fazer tratamento pós-operatório (PO)?

Normalmente indicamos tratamento P.O. para todas as pacientes a partir do 2º (segundo) dia de cirurgia. É de suma importância o acompanhamento da equipe especializada sob a supervisão do médico cirurgião.

O Pós operatório inclui: 

  • cuidados de enfermagem específicos de cirurgia plástica 
  • benefícios do ultrassom (Manthus e Heccus)
  • drenagem linfática, com fisioterapeuta 
  • Seções de Radiofrequência no PO mais tardio

As vantagens estão na regressão precoce do edema, diminuições do incomodo pós-operatório, diminuição dos nódulos fibróticos de regeneração e melhora da celulite. Através destes procedimentos você poderá voltar a suas atividades normais com um tempo mais curto e com resultados mais previsíveis. 

Como será o resultado da Lipoaspiração – Vibrolipoaspiração?

A lipoaspiração reduzirá áreas de depósitos de gordura permitindo um melhor contorno corporal, com melhora da auto-estima e bem estar pessoal. 

Consequentemente à retirada de gordura, haverá retração da pele, que pode levar muitos meses para alcançar total capacidade de contração da pele da pessoa. Importante lembrar que difere bastante de pessoa para pessoa a capacidade de retração da pele, até mesmo em uma mesma pessoa de uma área para outra. Como por exemplo a área do abdome em uma mulher que teve 2 filhos pode ter comportamento diferente da que teria a região das costas.

Ocasionalmente em algumas áreas pode ficar pequena quantidade de gordura que poderá ser removida com anestesia local, outras vezes ainda pode ser necessário um segundo tempo de cirurgia com nova internação hospitalar para se obter um resultado mais harmonioso principalmente nos casos onde o paciente apresenta grande acumulo de gordura, o que não nos permite alcançar o resultado desejado, pois a quantia de gordura que seria necessária ser retirada ultrapassa os 5% do peso corporal.

Você deverá retornar para acompanhamento durante 6 meses, onde serão esclarecidas dúvidas que possam existir. Nesta época serão realizadas novas medidas para controle do resultado pós-operatório.

RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA DE LIPOASPIRAÇÃO

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:             
Leia atentamente cada item abaixo e qualquer dúvida entre em contato com a equipe de enfermagem do Hospital:       
                                                         
  • Entregar os exames no hospital 1 mês antes da cirurgia.
  • Internar-se no hospital obedecendo ao horário estabelecido.
  • Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação em caso de gripe ou outra indisposição.
  • Se fizer uso de alguma medicação continua e/ ou controlada, comunicar o médico e a equipe com antecedência;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas, cessar tabagismo (cigarro) e uso de drogas ilícitas por 30 dias antes da cirurgia.
  • Parar com o uso do anticoncepcional, reposição hormonal, ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina), anabolizantes, medicamentos para emagrecer e Roacutan  30 dias antes da cirurgia;
  • Faça uso todos os dias de alimentos ricos em proteínas como: carne bovina, aves, peixes, ovos, leite, pois ajudam na cicatrização tecidual;
  • Caso tenha realizado alguma cirurgia anteriormente ou tratamentos estéticos diversos como (lipostabil e aplicação) avisar equipe de enfermagem.
  • Contamos com a vossa colaboração para que a cirurgia seja previsível e tranquila.
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a se tornar dispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 25 dias.
Lembrando que, todas as orientações pré-operatórias, o checklist completo, são passadas para o paciente pessoalmente após a consulta com o médico cirurgião, com o médico anestesista e da conferência dos exames solicitados.


RECOMENDAÇÕES PÓS- OPERATÓRIAS:    
Os cuidados pós operatórios são de suma importância para a recuperação de sua saúde e bem estar. Por isso siga as orientações que lhe foram passadas por escrito e verbalmente ainda no hospital. Segue abaixo algumas instruções   e qualquer dúvida entre em contato com o médico.
  • MEDICAÇÃO:
Os medicamentos devem ser tomados nos horários estabelecidos conforme receita médica fornecida pelo médico na alta hospitalar.
 
  • ALIMENTAÇÃO      
Seguir as orientações nutricionais entregues na véspera da cirurgia.
 
  • DRENO:
Manter o dreno abaixo do nível do corpo, nunca no mesmo nível nem acima, se for necessário levantar, travar o mesmo antes de realizar o movimento, pelo risco de infecção, caso haja refluxo, (não esquecer o mesmo travado);

Deve ser esvaziado pelo acompanhante, após a alta hospitalar, a cada 3 horas observando o volume desprezado;

Não lavar o mesmo para evitar contaminação;

Mantê-lo sempre com vácuo para que funcione corretamente;

Será retirado de 1 a 3 dias de pós-operatório. 


Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.
 
Lembrando que todas as orientações sobre o pós-operatório são passadas para o paciente pessoalmente, por escrito e verbalmente.
Qualquer dúvida entre em contato com o médico.
 
Telefones para contato: (66) 99986-0953 Dr. Sergio Evangelista           
 
Dr. Sérgio Evangelista - Cirurgia Plástica no Mato Grosso

testimoniais...