Lipoenxertia Mamária

A Lipoenxertia mamaria é o procedimento cirúrgico que se fundamenta na retirada de gordura de alguma área do corpo do paciente através de lipoaspiração e após retirar a gordura em seu estado bruto passa por uma centrifugação que retira o líquido, deixando o tecido gorduroso puro, adequado para ser inserido no local desejado, a técnica da lipoenxertia mamaria é indicada para o aumento em mamas de tamanho médio a pequeno ou seja, para quem tem pouca mama e deseja um aumento sutil. Pode também ser associada à prótese mamaria em situações especificas, em que somente o implante não proporciona bom resultado estético. A técnica também recebe indicação na reconstrução da mama, após a retirada para o tratamento de câncer.

A inserção de gordura permite deixar os seios com aspecto natural e o processo de recuperação é uma vantagem muito grande, quando comparada a outros procedimentos. Como a gordura injetada no seio é retirada da própria paciente, o risco de rejeição é nulo e a recuperação assimila-se ao de uma lipoaspiração comum.

RECOMENDAÇÕES SOBRE A LIPOENXERTIA MAMÁRIA

Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.


RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:             
Leia atentamente cada item abaixo e qualquer dúvida entre em contato com a equipe de enfermagem do Hospital:       
                                                         
  • Entregar os exames no hospital 1 mês antes da cirurgia.
  • Internar-se no hospital obedecendo ao horário estabelecido.
  • Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação em caso de gripe ou outra indisposição.
  • Se fizer uso de alguma medicação continua e/ ou controlada, comunicar o médico e a equipe com antecedência;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas, cessar tabagismo (cigarro) e uso de drogas ilícitas por 30 dias antes da cirurgia.
  • Parar com o uso do anticoncepcional, reposição hormonal, ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina), anabolizantes, medicamentos para emagrecer e Roacutan  30 dias antes da cirurgia;
  • Faça uso todos os dias de alimentos ricos em proteínas como: carne bovina, aves, peixes, ovos, leite, pois ajudam na cicatrização tecidual;
  • Caso tenha realizado alguma cirurgia anteriormente ou tratamentos estéticos diversos como (lipostabil e aplicação) avisar equipe de enfermagem.
  • Contamos com a vossa colaboração para que a cirurgia seja previsível e tranquila.
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a se tornar dispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 25 dias.
Lembrando que, todas as orientações pré-operatórias, o checklist completo, são passadas para o paciente pessoalmente após a consulta com o médico cirurgião, com o médico anestesista e da conferência dos exames solicitados.


RECOMENDAÇÕES PÓS- OPERATÓRIAS:    
A recuperação pós-operatória na lipoenxertia visa o cuidado para que não ocorram irregularidades na área cirúrgica, uma vez que compressão exagerada no local do enxerto faz com que o mesmo acabe se deslocando para outras regiões. Sendo esses cuidados:
  • Manter repouso intenso nas primeiras 24 horas e até o sétimo dia moderado
  • Aplicar gelo na região lipoaspirada e na região enxertada
  • Não usar roupas apertadas,
  • Não se expor ao sol e evitar o calor. 
 
Lembrando que todas as orientações sobre o pós-operatório são passadas para o paciente pessoalmente, por escrito e verbalmente.
Qualquer dúvida entre em contato com o médico.
 
Telefones para contato: (66) 9986-0953 Dr. Sergio Evangelista  

 
Dr. Sérgio Evangelista - Cirurgia Plástica no Mato Grosso

testimoniais...