Segurança do Paciente

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde. A mesma informe que a estatística mundia é de que 40% dos pacientes saem com algum tipo de dano.

O Hospital Candido Portinari está alinhado com os melhores centros de referência nacional para promover qualidade e segurança  e garantir um serviços de excelência. Por isso, trabalhamos de forma transparente e buscamos envolver o paciente nas ações relacionadas ao tratamento médico para que ele não somente saiba o que é feito, mas também conheça e participe de forma ativa do processo. Há no nosso Hospital um esforço contínuo de padronização dos processos de atendimento ao paciente para evitar falhas. Nossos profissionais recebem capacitação permanente nesse sentido. Os resultados são monitorados por meio de indicadores. 

Objetivando a segurança do paciênte e oferecer os mais rigorosos cuidados para evitar complicações o Hospital Candido Portinari dispõe de:

Pessoas

Conceito de Segurança do Paciente
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde. A mesma informe que a estatística mundia é de que 40% dos pacientes saem com algum tipo de dano.

O hospital Candido Portinari está alinhado com os melhores centros de referência nacional para promover qualidade e segurança  e garantir um serviços de excelência. Por isso, trabalhamos de forma transparente e buscamos envolver o paciente nas ações relacionadas ao tratamento médico para que ele não somente saiba o que é feito, mas também conheça e participe de forma ativa do processo. Há no nosso Hospital um esforço contínuo de padronização dos processos de atendimento ao paciente para evitar falhas. Nossos profissionais recebem capacitação permanente nesse sentido. Os resultados são monitorados por meio de indicadores. 
Hospital Cândido Portinari - Clínica de Cirurgia Plástica
  • Equipe experiente na sala de cirurgia
  • Equipe familiarizada com as técnicas avançadas
  • Chefia de enfermagem 
  • Enfermeira com capacitação em atendimento de emergência realizado no HCOR-Hospital do Coração em SP  
  • Equipe de atendimento pós-operatório especializada com uma enfermeira e uma fisioterapeuta que trabalham juntas. O atendimento é realizado em uma sala com estrutura própria para os procedimentos pós-cirúrgicos com a supervisão do Dr. Sergio Evangelista.  
  • Farmacêutico responsável pelo controle da farmácia interna  
  • Nutricionista que realiza orientação nutricional 

Equipamentos e materiais

Nossos Produtos

Nosso hospital trabalha com produtos das melhores e mais inovadas marcas disponíveis no mercado, onde todos os equipamentos são testados diariamente e realizados manutenções preventivas programadas, garantindo perfeito desempenho; todos nossos profissionais são treinados e possuem destreza para manipula-los.

Dr. Sérgio Evangelista - Segurança do Paciente na Cirurgia Plástica
  • Dois carrinhos de emergência devidamente equipados no interior do hospital
  • Aparelho de anestesia da marca Draeger
  • Monitores Multiparâmetros e pontos de oxigênio nos leitos
  • Botas pneumáticas nos leitos
  • Central de esterilização
  • Grupo gerador
  • Central de gases
  • Água tratada
  • Equipamentos diversos no setor de pós-operatório que agregam benefícios para tratamento de pós-operatório estético     

Protocolos

Identificação do paciente:

A identificação do paciente é prática indispensável para garantir a segurança do paciente em qualquer ambiente de cuidado à saúde.  Erros de identificação podem acarretar sérias consequências para a segurança do paciente. Falhas na identificação do paciente podem resultar em erros de medicação, erros durante a transfusão de hemocomponentes,  procedimentos realizados em pacientes errados e/ou em locais errados, entre outros. A identificação é feita por meio de pulseira de identificação, prontuário e placas de identificação sobre o leito, com a participação ativa do paciente e familiares, durante a confirmação da sua identidade.

Cuidado limpo e seguro
Disponibilizamos de protocolo de higienização e degermação das mãos onde descreve o passo a passo de como deve ser feita e com qual produto deve ser utilizado.

Todos os funcionários ou médicos que fazem parte da instituição são treinados para seguir esses protocolos que estão disponíveis nos setores.
Cirurgia segura
Este passo apresenta medidas para tornar o procedimento cirúrgico mais seguro e ajudar a equipe de saúde a reduzir a possibilidade de ocorrência de danos ao paciente, promovendo a realização do procedimento certo, no local e paciente corretos.

Disponibilizamos de check lists pré operatótio, intra-opératório e pós-operatório, todos voltados para identificar e minimizar os erros colocando diversas barreiras de segurança com pessoas diferentes checando o mesmo procedimento.

Fazemos a marcação cirúrgica no paciente no dia anterior ao procedimento cirúrgico, tempo também dispensado para sancionar dúvidas do paciente e passar orientações de como o procedimento será realizado, disponibilizamos de fotografia tirada antes do procedimento e após a marcação essas fotos auxiliam o cirurgião durante a cirurgia, minimizando erros e melhorando a satisfação do paciente.

Todas as cirurgias são checadas o procedimento com o cirurgião antes do início, durante e no final da cirurgia.
Ao final da cirurgia todos os materiais são checados, número de compressas, instrumentais e agulhas utilizados.
Cominunicação efetiva
A comunicação é um processo recíproco, uma força dinâmica capaz de interferir nas relações, facilitar e promover o desenvolvimento e o amadurecimento das pessoas e influenciar comportamentos.

Ao término da cirurgia transfere o paciente  ao pós operatório, onde a instrumentadora junto com o médico anestesista passa todas as informações  para enfermeira responsável pelo pós operatório imediato, confirmando todos os dados e fornecendo detalhes da cirurgia e precisão das informações, oferecendo conforto e segurança para o paciente.
Prevenção de lesão por pressão
Lesão por pressão é uma lesão na pele e ou nos tecidos ou estruturas subjacentes, geralmente localizada sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada, ou combinada com fricção e/ou cisalhamento.

Durante a cirurgia são colocados nos pacientes coxins e colchão da nasa que são superfícies de suporte e alívio da carga mecânica para minimizar os efeitos do excesso de pressão causado pela imobilidade durante a cirurgia.
Segurança na utilização da tecnologia
A segurança na utilização da tecnologia compreende o benefício e o impacto no uso de um ou mais recursos, em prol do restabelecimento da saúde do paciente. Visa identificar soluções que têm como propósito promover melhorias específicas em áreas de maior risco na assistência à saúde, para que a tecnologia seja utilizada de maneira apropriada.

O hospital Cândido Portinari oferece os melhores equipamentos e mais atualizados quanto a tecnologia, modernidade e benefícios; onde todos os funcionários estão aptos a manusia-los.
Prevenção de hipotermia

A hipotermia ocorre quando a temperatura normal do corpo, que é 37ºC desce para menos de 35ºC. A hipotermia é normalmente causada pela longa permanência num ambiente frio, visto que a sala de cirurgia deve-se manter em uma temperatura mais baixa, devido a diminuição do risco de infecção, nos implantamos a utilização de manta térmica no pré operatório, na entrada da sala de cirurgia a temperatura corporal do paciente é avaliada e o procedimento só da continuidade se estiver acima de 37.8, na mesa cirúrgica também temos uma manta térmica durante toda a cirurgia onde a temperatura corporal é controlada o tempo todo, isso evita tremores após o procedimento que pode ocasionar a diminuição da oxigenação no cérebro e sangramentos no local cirúrgico.

Prevenção de tromboembolias
Trombose é a oclusão total ou parcial de uma veia por um coágulo sanguíneo levando a dilatação e reação inflamatória perivascular. Pode localizar-se em qualquer parte do corpo humano como nas veias superficiais ou profundas, veias pulmonares, veias cerebrais, etc.

Afim de evitar essas intercorrências utilizamos meias de média compressão que são colocadas antes do procedimento cirúrgico e mantidas até 20 dias de pós operatório.

Utilizamos botas pneumáticas durante todo o procedimento cirúrgico e nas primeiras 24 horas de pós cirurgia, estas fazem compressões momentâneas melhorando o fluxo sanguíneo, prevenindo a formação de trombos.E ainda utilizamos anticoagulante que dependendo da extensão da cirurgia inicia o uso no  dia anterior da cirurgia até por 10 dias de pós operatório, todos essas medidas são adotadas para minimizar o acontecimento de tromboses.
 
Prevenção de infecção
O emprego de antibióticos de forma profilática em cirurgia significa a utilização desses fármacos na ausência de um processo infeccioso estabelecido com a finalidade de evitar ou prevenir o desenvolvimento de infecção de sítio cirúrgico após o ato operatório.

A profilaxia inicia na admissão do paciente no hospital, sendo feito intravenoso antes de iniciar o procedimento cirúrgico e 4 horas após a primeira dose, repetimos mais uma aplicação.

Para as cirurgia de próteses mamárias é feito a profilaxia com aplicação de antibiótico em sítio de inserção da prótese e irrigação das próteses também com solução com antibiótico.
Nosso índice de infecção hospitalar é zero.
Dr. Sérgio Evangelista - Segurança do Paciente na Cirurgia Plástica
  • RPA-recuperação pós anestésica assistida
  • Arquivo médico do paciênte
  • Seleção do paciênte para a cirurgia, cuidadosa e completa avaliação pré-operatória para excluir áreas de risco
  • 204 POP´S que são os protocolos operacionais padrão 
  • 19 Checklist
  • Questionário de feedback de satisfação do cliente

Contratos / Credenciamentos / Certificados

Cuidados

O hospital cumpre devidamente todos as legislações sanitárias, conselhos profissionais, cuidado com o meio ambiente, segurança dos profissionais e segurança dos pacientes, possuindo licença para exercer todas as funções.

Dr. Sérgio Evangelista - Hospital de Cirurgia Plástica
  • Certificado Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso – Regularidade de Inscrição de Pessoa Jurídica 
  • SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Estado de Mato Grosso 
  • Alvará Sanitário do Estado de Mato Grosso
  • PGRSS-Programas de Resíduos de Serviços de Saúde
  • COREN-Certidão de Responsabilidade Técnica 
  • Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico/CBMMT
  • Contrato com empresa de recolhimento do lixo hospitalar
  • CCIH-Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
  • Contrato com Empresa de Alimentação para alimentação aos paciêntes
  • Declaração de Parceria de Prestação de Serviços de Utilização de Ambulância ou UTI Móvel
  • Banco de Sangue / Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue – SES Secretaria de Estado de Saúde
  • Parceria com laboratório para exames Laboratoriais de Análises Clinicas e/ou Patologia Clínica
  • Ofício de capacidade de atendimento em UTI no Hospital Regional de Sorriso
  • Contrato com lavanderia hospitalar
  • SAVC-PROFISSIONAL – Suporte Avançado de Vida Cardio Vascular- enfermeira coordenadora da equipe de enfermagem
  • Licença de Operação – SAMA
  • Certificado de Controle de Pragas Urbanas.

Anestesia

Hospital Cândido Portinari - Clínica de cirurgia plástica
Todos os pacientes com cirurgia agendada após consulta com o médico cirurgião, passam por uma avaliação pré-anestésica / pré-operatória com o médico anestesista onde é realizado uma anamnese com o paciente, avaliação e conferencia dos exames pré-operatório e junto com o paciente o médico anestesista vai decidir qual a melhor anestesia a ser feita para a cirurgia programada, tirar as dúvidas do paciente e passar informações sobre os cuidados pré-anestésicos.

E em alguns casos pode-se suspender a cirurgia por apresentar resultados de exames fora do padrão de segurança.

O médico anestesista permanece junto a todas as cirurgias, no RPA e realiza visita durante a internação.
Dr. Sérgio Evangelista - Cirurgia Plástica no Mato Grosso

testimoniais...